quarta-feira, 6 de julho de 2016

A História de Clara Pilates



Vem conhecer uma série de publicações criada por nós, chamada As Mulheres de Joseph, são essas as mulheres que fizeram toda a diferença para o nosso querido Pilates chegar onde chegou!



Você conhece Anna Klara Zeuner? Certamente! Ela foi a grande companheira e amiga de Joseph Pilates, Clara Pilates. Essa mulher protagonizou uma parte super importante do Método desenvolvido por Joe. Foi responsável por registrar todo este Método incrível que é praticado até os dias atuais.

Clara nasceu em 1883, era professora do ensino primário e enfermeira, na Alemanha (país onde nasceu), quando, aos 43 anos de idade, resolveu se mudar para os Estados Unidos. Na viagem de navio, em 1926, conheceu aquele que se tornou o amor da sua vida e grande companheiro de profissão: Joseph Hubertus Pilates.

Ela era uma mulher com ótimo relacionamento interpessoal, profissional da saúde que acreditava no poder do exercício físico para manter o corpo saudável e dessa forma aderiu a técnica que lhe foi apresentada: a Contrologia, nome da técnica, mais conhecida hoje como Pilates.

O sonho profissional de ambos logo se tornou realidade com o Studio que abriram juntos na Oitava Avenida de Nova Iorque (EUA), tendo a Contrologia como o serviço oferecido aos seus clientes. Entre estes, bailarinos, artistas de cinema, boxeadores e demais profissionais que, rapidamente, tomavam conhecimento dos benefícios surpreendentes que o Método proporcionava.

Além de dar aulas e administrar o Studio, ela também fazia todas as anotações das sessões que Joe Pilates ministrava aos seus alunos, ajudava a organizar suas pesquisas e recopilando tudo o que ele falava, criava e fazia sobre o Método. Ela guardou e catalogou todas as fotos, vídeos e anotações e fazia registros diários, escritos, de tudo o que ele havia aplicado. Ou seja, ela não só foi o braço direito dele, mas a grande responsável por perpetuar a Contrologia na sua mais pura essência que temos acesso nos dias atuais.

Nas áreas social e administrativa, era Clara, também, quem estava à frente, lidando no relacionamento com os alunos, gerenciando o Studio e respondendo às cartas que Joe recebia. Essa grande parceria durou até 9 de outubro de 1967, quando Joseph Pilates faleceu aos 87 anos de idade e, a partir daí, ela se viu na responsabilidade de levar adiante o ensino do Método completo que ele criou.

A missão de Clara foi encerrada em 1976 (algumas publicações datam 1977), quando faleceu aos 93 anos de idade.

E ela foi simplesmente maravilhosa!

Nosso Site!

Acompanhe nossas publicações no Facebook!

Estamos também no Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do meu mundo! Não tenha vergonha de opinar... Pode criticar as piadas sem graça, o gosto musical, pode até me contar piada sem graça, ou me apresentar uma ótima música, uma ótima técnica, um jeito especial de organizar o ambiente e a "postura". Mas sinceramente, sinta-se bem vindo!